11
jul

Reforma da Previdência: saiba como consultar seu tempo de contribuição ao INSS

Com a Reforma da Previdência, mulheres terão que ter contribuído no mínimo 30 anos, e os homens 35 anos. Como muitos brasileiros não sabem quanto tempo já contribuíram, saiba como consultar seu extrato do INSS.

A Reforma da Previdência foi aprovada em 1° turno na Câmara dos Deputados com folga de 71 votos. Ainda será necessária uma segunda votação, para, depois, ser analisado pelo Senado.

Essa reforma prevê até quatro tipos de aposentadoria: sistema de pontos; idade e contribuição; idade; com pedágio de 100%.

Pelo site do INSS ou em bancos oficiais, é possível saber quanto tempo de contribuição tem o trabalhador. Além de verificar se deixou de contribuir por algum período.

Banco do Brasil e Caixa Econômica também oferecem essa consulta.

Caso haja parcelas pendentes, o empregado pode pagar as parcelas retroativas. Dessa forma, poderão computar mais tempo de contribuição.

Para quitar a dívida, o trabalhador deve gerar um guia de recolhimento com o valor atualizado, no site ‘www.inss.gov.br’. Ou, realizar o pagamento direito na agência do INSS.

Por meio do extrato do extrato previdenciário (CNIS) é possível ver todo o histórico contribuinte do trabalhador na ativa. Será mostrado se a colaboração foi feita pelo autônomo ou pela empresa. Veja pelo portal ‘www.meu.inss.gov.br’.

Para realizar acesso, é preciso fazer um cadastro, informando Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), filiação, endereço, e-mail, CPF e senha. Perguntas pessoas também são feitas para impedir fraudes.

  • Dra. Raquel Lima
  • OAB/RJ 219.603